RESPONSABILIDADE SOCIAL ATRAVÉS DO INCENTIVO FISCAL

 

 

Incentivo Fiscal

Saiba como abater o imposto de renda:

A lei brasileira possibilita que empresas abatam o valor do Imposto de Renda – IR a pagar fazendo doações dirigidas para projetos sociais. Isto vale para empresas que declaram com base no lucro real. Ao destinar o valor do imposto para doações, a empresa não deixa de pagar o imposto, mas o direciona. Dependendo da modalidade de doação, é possível, inclusive, diminuir o valor do imposto final a ser pago. 

As vantagens para a sua empresa:

- Estimular a área de Responsabilidade Social da Empresa;

- Acompanhar de perto o uso do recurso doado*:

- Ter parte do recurso devido ao IR destinado para organizações que maximizam o uso dos recursos, usando-os com sabedoria e transparência**;

- Priorizar a sua utilização para necessidades legítimas da sociedade;

- O imposto destinado para projetos certificados da área de cultura (4%), esporte (1%) e infância e adolescência (1%) são cumulativos, permitindo que a empresa destine até o limite de 6% do imposto devido aos fundos relacionados;

*Com o comprovante contábil do valor doado é possível solicitar à instituição beneficiada pela doação que preste contas através de relatórios periódicos sobre como os recursos estão sendo gastos. Compõe a rotina deste tipo de projeto a prestação de contas ao órgão certificador, comprovando e justificando as despesas do projeto proposto.

**Os impostos que seguem o fluxo normal para os cofres da união não podem ser rastreados.

Saiba como reduzir o imposto de renda: 

Pela Lei 9.249/95, art. 13, a empresa poderá deduzir do calculo do IR devido e Contribuição Social Sobre o Lucro (CSSL) devido, até o limite de 2%, no processo de apuração das despesas operacionais. A economia, neste caso, ocorre pela diminuição do valor do montante final a pagar.

A empresa que utiliza este sistema abate a despesa durante o cálculo até o limite de 2%, e no total final a pagar 1%.

Faça Sua Doação: